Consumo consciente

Consumo consciente é a garantia no futuro de um planeta melhor.

Mas o que vem a ser exatamente isso e como pode fazer parte da nossa vida? Basicamente é possível afirmar que pensar antes de comprar ou contratar é ter consciência de estar levando o melhor não só para sua família, mas também para o planeta.

Aos poucos essa consciência vai ganhando espaço e sendo mais determinante para a tomada de decisão de muitos consumidores que já levam em consideração o fator ambiental para as suas escolhas. E essa tendência é um bom sinal de que a sociedade vai começando a entender que tem de mudar sua postura passiva em relação ao que ocorre depois que se descarta algo.

consumo-consciente

Uma das melhores formas de colaborar com o meio ambiente é descartar melhor os resíduos que se gera, mas não se pode pensar apenas naquele resíduo que é gerado diretamente pela pessoa, o indivíduo ambientalmente comprometido, pensa também nos resíduos gerados INDIRETAMENTE por ele, ou seja, aqueles gerados nas empresas e locais que ele frequenta ou contrata.

Quando se vai a algum restaurante, geramos resíduos indiretamente. Quando se compra no supermercado ou qualquer loja também se gera resíduos indiretamente. Será que a academia que você frequenta joga no lixo todo o material reciclável que sobra por lá? E a universidade que você estuda, o que faz com tanto papel e outros materiais recicláveis?

Então se pensa que o responsável por este resíduo é o restaurante, o supermercado, a loja etc. Sim, mas se você estiver comprometido com o meio ambiente, irá questionar se aquele estabelecimento descarta de forma correta os resíduos gerados na sua atividade. Isso fará de você um consumidor consciente e exemplar.

Mas como saber se uma determinada empresa faz a sua parte com relação ao descarte de resíduos recicláveis? Foi pensando nessa dificuldade que criamos o selo “QUEM RECICLA” e disponibilizamos esta página na internet. A ideia é facilitar a identificação dessas empresas por parte dos consumidores.

Devemos incentivar o consumo consciente em todas as a esferas da sociedade e divulgar ao máximo esse comportamento para que isso se torne um hábito na vida das pessoas e que elas tenham essa preocupação no momento da compra ou contratação de um serviço.

Esse comportamento pode revolucionar o problema do lixo no mundo! Experimente!